O fato mais recente que chegou ao meu conhecimento é que praticamente todas as cargas frigorificadas já estão sendo transportadas em contêineres refrigerados (reefer), não havendo nenhum navio frigorificado convencional sendo construído no presente momento.

Hoje a CBC tem dois assuntos pendentes na COANA, órgão da Receita Federal do Brasil que controla e normatiza todas as cargas que entram pelos portos, aeroportos e estações de fronteira, que são: Recinto Alfandegado Especial para os reparadores de contêineres e Contêineres retidos com carga em perdimento.

Com a crise econômica a utilização de contêineres foi atingida fortemente, tendo sofrido uma queda em torno de 40%, principalmente no modal marítimo.
Este declínio do número de contêineres transportados no comércio internacional será compensado em parte com o aumento de contêineres transportados no Brasil pelas ferrovias e pela cabotagem.
Com relação à cabotagem convém destacar as linhas das três empresas que estão operando no Brasil e Argentina, cobrindo praticamente os principais portos brasileiros de acordo com as projeções. Este modal conjugado com o rodoviário tem se mostrado bastante eficiente operacionalmente, embora ainda tenhamos alguns entraves burocráticos quanto à emissão do conhecimento único do operador de transporte multimodal.

Na semana passada, compareci, em Brasília, na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), onde foi instalado o Fórum Permanente do Transporte Multimodal de Cargas para a implantação definitiva das empresas que queiram operar como OTM. Uma iniciativa do Dr. Bernardo Figueiredo, Diretor da ANTT.

No uso do contêiner no transporte rodoviário não há estatística, pois, por natureza, este modal já é “porta-a-porta”, sendo utilizados carretas ou baús fechados.

Na hidrovia o seu uso também é limitado em virtude das dificuldades nas operações de carga e descarga cujos rios não podem ter uma grande diferença entre a temporada das cheias com as das secas. Hoje já existe algum transporte multimodal na bacia amazônica.
No aéreo doméstico o transporte é feito em contêineres de alumínio, sendo denominado de IGLU. No internacional já existem aviões de grande porte como o “Jumbo”, onde cabem dois contêineres de 20 pés (tipo marítimo).

– Alguns pontos importantes na evolução do contêiner no transporte.
– A Crise Mundial x Uso do Contêiner.- Números do comércio exterior.
– Movimentação de contêineres no Brasil e no Mundo.

Silvio Vasco Campos Jorge
Presidente da CBC