No Brasil, a exemplo do que ocorre na maior parte dos países, o transporte ferroviário de cargas está concentrado em um grupo cada vez menor de produtos de grandes usuários, com predominância das cargas a granel. Apenas três operadoras respondem por mais de 80% das cargas movimentadas sobre trilhos: na Estrada de Ferro Carajás o minério representa mais de 90%; na MRS Logística fica em torno de 85%; e na Vitória a Minas é da ordem de 80%. Como o transporte hidroviário pouco transporta, conclui-se que os produtos industrializados são movimentados quase que exclusivamente por caminhões apesar do mau estado de conservação da nossa malha rodoviária, como mostram as pesquisas anuais da Confederação Nacional do Transporte – CNT.

Para conquistar parte desse promissor mercado, algumas concessionárias criaram trens expressos de contêineres. Porém faz-se necessário eliminar os vários gargalos existentes na malha ferroviária para aumentar a distância média de transporte e a velocidade dos trens. Mas o governo parece não estar preocupado com essa situação preferindo dar prioridade à construção de novas linhas férreas de viabilidade duvidosa.

Para o Diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), “apesar do expressivo volume de investimentos anunciados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da ênfase às obras de infra-estrutura e logística, não estão previstas soluções para uma série de gargalos físicos e operacionais que prejudicam seriamente o desempenho do transporte ferroviário de cargas em nosso País. É o caso das 2.611 críticas passagens de nível, diagnosticadas em 2007.

Outros gargalos que precisam ser eliminados com urgência e que também não considerados no PAC são as 434 invasões da faixa de domínio das ferrovias”. Apesar de todas essas dificuldades, o presidente da ANTF comemora o crescimento do transporte de contêineres por ferrovia que, de 3.459 TEU (contêineres de 20 pés )  em 1997, passou para  220.050 TEU em 2007, e poderá chegar a 235mil TEU este ano.

René F. Schoppa
Assessor da CBC