A partir de agosto, o sistema de identificação de contêineres, também conhecido como RG de contêiner, passará a funcionar. Os dados devem ser enviados para o Sistema de Desempenho Portuário (SDP), que reportará as informações à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Nesta quinta-feira, o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da agência, Bruno Pinheiro, se reuniu com gestores do SDP, que além de armazenar dados refentes ao contêineres movimentados, é responsável por agregar informações sobre o desempenho dos portos brasileiros. Os dados armazenados pelo sistema podem ser acessados em (http://www.antaq.gov.br).

A partir de janeiro do próximo ano, o envio de informações será obrigatório.“Com esse dado, saberemos toda a viagem que o contêiner fez. Isso facilitará os estudos de cabotagem e será possível identificar que portos são hub ports, entre outros benefícios”, afirmou Pinheiro.

Outra alteração é que o SDP também terá dados sobre operações de transbordo. “Essa informação nos permitirá saber, por exemplo, se determinado contêiner ficará em Santos ou fará uma escala e seguirá para outro porto”, apontou o gerente, lembrando que a partir de agosto os gestores não precisarão mais informar o peso líquido da carga dentro do contêiner. “Esse cálculo ficará sob a responsabilidade da Antaq.” (03/06/2011 – A Tribuna)