A ITRI Rodoferrovia, empresa associada à Câmara Brasileira de Contêineres Transporte Ferroviário e Multimodal, foi indicada a receber o prêmio Revista Ferroviária 2011 na categoria “cliente”, com um case do modal shift. A empresa reduziu a emissão de CO² com a transferência das mercadorias de caminhões para trens, minimizando o impacto ambiental.

A empresa buscou uma solução ecoeficiente com a utilização da combinação de caminhões e trens, a fim de superar o conjunto de fatores que impedem o tráfego de trens no sistema de cremalheira, o que só será sanado com novas locomotivas neste sistema em operação a partir de 2012, para melhor produtividade deste modal em direção aos acessos do porto de Santos.

Com o cancelamento das operações de contêineres no modal ferroviário na região periférica do Porto de Santos, em 2008, a ITRI utilizou um modelo híbrido para garantir a participação do trem. Desta forma, o contêiner é retirado do terminal marítimo por carretas, até o terminal ferroviário. De lá segue para o interior de São Paulo, para estação aduaneira, de trem. “A nossa proposta é desenvolver a prática multimodal com a compra de vagões especiais e inovação com equipamentos”, explicou Washington Soares.

A ecoeficiência se dá pelo controle da emissão de CO². De acordo com o Diretor da ITRI Washington Soares e Vice-Presidente de Transporte Ferroviário da CBC, transportar com um caminhão 500 toneladas de carga, a uma distância de 140 km, emite cerca de 184 toneladas de CO². A mesma distância na ferrovia produziria 2,04 toneladas de CO². Ele explica que a solução híbrida cobre 100 km em trilhos e 40 km de rodovia, emitindo 53,4 toneladas de CO² ou 71% a menos.

Soares enfatizou que a ITRI vem ganhando destaque no mercado e “hoje é a principal operadora rodoferroviária no Porto de Santos, onde é responsável por 100% das operações multimodais e pela gestão logística de aproximadamente 508 mil TEUs da movimentação ferroviária de contêineres, em um período de dez anos”.