China Shipping Container Line tem a maior capacidade ociosa, num total de 96 mil Teus, diz Alphaliner.
O sucateamento de porta-contêineres está 10 vezes acima da média histórica, segundo dados da consultoria marítima AXS Alphaliner. O excesso de capacidade é tal que, no momento, as primeiras unidades de médio porte do começo dos anos 90 foram vendidas para sucateamento – com apenas cerca de 16 anos de uso.

Dos 148 navios navios para transporte de contêineres sucateados neste ano, 85 eram controlados por armadores e 63 por donos que não operam. A frota total chegava a 275 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

O setor de transporte de contêineres teve um boom em 2008, até o último verão (no Hemisfério Norte). Até então, “virtualmente, nenhum navio de contêiner tinha sido sucateado nos últimos anos, com a natural exceção das embarcações que eram velhas demais para se manter”, destaca o relatório da Alphaliner.

Altas taxas de frete e de demanda por transporte de contêineres mantiveram as embarcações em operação. Naturalmente – agora que o mercado caiu – quase todas essas unidades estão sendo sucateadas.

A MSC tem sido o armador mais ativo em 2009 no mercado de sucata, com 20 navios vendidos para desmanche. Com uma campanha agressiva de sucateamento, o armador não conta sequer com um navio ocioso.

Dentre os demais armadores, a Alphaliner destacou que a frota ociosa da MOL encolheu 8%, ante 17% em maio. Já a China Shipping Container Line tem a maior capacidade sem uso, num total de 96 mil Teus, ou 21% de sua capacidade operacional.Fonte: Guia Marítimo. 20/08/2009