A Singamas Containers Holdings, uma das maiores fabricantes de contêineres do mundo, confirmou que irá encerrar atividades de quatro plantas de produção de contêineres para carga seca, na China.

Inicialmente, a empresa havia suspendido a produção em sete fábricas por dois meses e planejava retomar a fabricação a partir do dia primeiro deste mês.

Porém, a Singamas confirmou ontem que, embora a produção tenha reiniciado em três plantas, o restante continuava paralisado. A empresa não identificou os locais que não retomaram as atividades.

A empresa tem fábricas em Guangdong, Huizhou, Ningbo, Qingdao, Xangai, Tianjin e Xiamen. Juntas, as instalações possuem capacidade para produzir cerca de 1,3 milhão de Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

A Singamas afirmou que a produção será retomada gradualmente “em curto prazo”. A empresa acrescentou que quatro mil trabalhadores, de um total de 12 mil, foram dispensados em consequência da paralisação das atividades nas plantas.

A companhia argumentou que essa medida foi necessária para alcançar uma “melhor custo” e “aumentar a eficiência, em resposta à recente turbulência financeira e econômica mundial”. Fonte: Guia Marítimo (13/03/2009)