A Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal – CBC é a representante oficial no Brasil do Bureau International des Containers et du Transporte Intermodal – BIC. No BIC são registrados os códigos internacionais dos contêineres, as letras com o código internacional U (exemplo: CBCU), seguidas dos números, permitindo que sejam identificados e localizados os proprietários dos contêineres.

O BIC teve origem no início da década de 70, com a marcação em contêineres com códigos alfanuméricos. Em 1972, o código de dentificação internacional foi padronizado pela Organização Internacional para Padronização – ISO. A BIC recebeu a exclusividade da atribuição dos códigos destinados aos contêineres para transporte internacional.

O código funciona como uma identidade e é essencial para o trânsito de contêineres, pois sem ele não é possível realizar o transporte internacional dos mesmos.

O BIC, que é uma organização não governamental, também é responsável pela criação do registro e publicação da LO-Codes, que é um código estruturado de identificação geográfica de cada contêiner. A empresa contribui para a expansão na utilização de contêineres e no transporte intermodal.

A organização foi criada em 1933 como Bureau International des Containers” pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), com o bjetivo de sensibilizar o empresariado quanto ao desenvolvimento do transporte e seus aspectos, bem como a intermodalidade. Em 1948 a BIC adotou o novo título, tornando-se intermodal.

Os interessados em fazer o registro de seu código junto ao BIC ou renová-lo, poderão contatar diretamente a CBC por e-mail: cbcdiretoria@cbcconteiner.org.br e/ou telefones: (21) 2263-1645, 2233-9258 e 2233-2333.