A ALL fechou parceria com a Standard Logística para operar o Terminal Intermodal em Cruz Alta (RS). Com uma movimentação inicial de 300 contêineres/mês, que deverão chegar a 700 unidades até dezembro, a instalação receberá investimento de R$ 1 milhão em infraestrutura logística. A operação terá início em setembro.

“A movimentação de contêineres é um dos focos da ALL para o ano. Investiremos cerca de R$ 55 milhões com parceiros, e prevemos crescer 100% neste volume. Em julho, começamos a operar com a Standard o terminal de Alto Taquari e estão previstos para os próximos meses terminais em Ponta Grossa e Telêmaco Borba, no Paraná”, afirmou, em nota, o diretor de Industrializados da ALL, Sergio Nahuz.

Os produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão embarcar as cargas pela ferrovia, saindo de Cruz Alta diretamente ao Porto de Rio Grande, pelo corredor ferroviário de 738 km.

“Com a nova estrutura, a Standard reforça a presença no Rio Grande do Sul que, hoje, por meio do terminal de Esteio, já movimenta mensalmente uma média de 500 contêineres pela malha ferroviária da ALL até o Porto de Rio Grande”, destaca Fuchs.

Segundo o diretor, a aposta da Standard na ferrovia como aliada ao transporte de cargas acontece desde 2006, quando formalizou a aliança de movimentação de contêineres com a ALL, ligando o Terminal da Standard em Esteio/RS até o Tecon – Terminal de Contêineres do Rio Grande/RS.

A movimentação de produtos frigorificados por ferrovia teve início em 2003, para o cliente Sadia, seguida por empresas como Frangosul, Seara, Perdigão, Big Frango e Jandelle.

Atualmente, a ALL opera contêineres para os portos de Paranaguá, São Francisco, Rio Grande e Santos, com o início da operação do novo terminal de Alto Taquari, no Mato Grosso, também em parceria com a Standard. (Com informações da assessoria de imprensa da Standard)Fonte: Guia Marítimo. 20/08/2009