Nova geração de portêineres ampliará produtividade média para 90 movimentos por hora, ante os 55 atuais.

A Santos Brasil aumentará em 25%, para 2 milhões de Teus (um contêiner de 20 pés), a capacidade de movimentação no terminal de contêineres que administra no Porto de Santos com a entrada em operação dos seis portêineres super-pós-panamax, os maiores do continente americano. Três deles foram descarregados no cais santista no início desta semana e devem começar a operar até o final do mês. A previsão é que o restante chegue em agosto.

Com os novos aparelhos, a produtividade média do Tecon deverá saltar para 90 movimentos por hora a partir do próximo ano. Atualmente, está em 55. Em 2008, o terminal movimentou 1,3 milhão de Teus, quase metade do total de unidades manuseadas pelo porto no período.

Os portêineres foram encomendados à fabricante chinesa ZPMC, que realizou o transporte marítimo, e conseguem operar simultaneamente dois Feus (unidade de contêiner de 40 pés) ou quatro Teus (unidade de contêiner e 20 pés). Além disso, alcançam até a 23ª fileira da embarcação -os equipamentos atuais da Santos Brasil, pós-panamax, chegam até a 19ª fileira.

Segundo o diretor-superintendente Washington Flores Júnior, os portêineres estão aptos a operar os maiores navios do mundo, que sequer escalam o Porto de Santos. Duas embarcações representantes dessa classe são o Emma Maersk e o MSC Daniela, capazes de transportar, cada qual, cerca de 14 mil Teus.

Os investimentos nos seis portêineres somam aproximadamente US$ 60 milhões e foram feitos levando em conta as obras da dragagem de aprofundamento e alargamento do canal do Porto de Santos – conforme o Guia Marítimo apurou, a assinatura do contrato com a empresa vencedora deve sair entre hoje e amanhã.

“Nós adquirimos os equipamentos porque acreditamos no Governo Federal, na Codesp, e temos absoluta certeza do aprofundamento do porto”, disse Flores.

Para se ter uma ideia do gigantismo da operação, cada equipamento pesa 1.800 toneladas e, com a lança erguida, mede 116 metros (o equivalente a um prédio de 39 andares). (Fonte: Guia Marítimo)