Contêiner – 60 Anos.
Hoje, já podemos incluir o Contêiner entre as grandes invenções do mundo. Pois decorrido mais de 60 anos, esta caixinha mágica revolucionou o transporte mundial, não se admitindo mais o transporte de qualquer mercadoria sem ser em contêiner, exceto os granéis sólidos e líquidos. Prova disto são as cargas frigoríficas que praticamente migraram totalmente para os contêineres reefer. Outro segmento que está aumentando significativamente o seu uso são as cargas líquidas especiais.
O Contêiner possui hoje mais regalias do que as imunidades diplomáticas para entrar e sair em praticamente todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, sem nenhum controle por parte do Estado. Toda a legislação do contêiner foi desenvolvida pela CBC – Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal, para o desenvolvimento do comércio exterior, com uma economia estimada de 50 milhões de dólares/ano, desde a edição da Lei 9.611/98, que tornou livre a entrada e saída do contêiner estrangeiro dentro do território nacional.
Quando falamos no Contêiner, não podemos pensar somente no que foi investido na sua fabricação em si, mas no que já temos investidos em navios (o último para 20.000 – vinte mil contêineres) e nas instalações em terra (portos, carretas, ferrovias, terminais, etc.).
Finalizando, imagino que para desbancar a “Era Contêiner”, só imaginando as cargas cruzando os vários continentes via espacial. De que maneira? Não sei…
O Presidente da “Câmara Brasileira de Cargas Espaciais – CBCE” responderá a essa pergunta…
Silvio Vasco Campos Jorge
Presidente